Unividros

O vidro

A história do Vidro

O vidro é formado a partir da mistura de matérias-primas naturais e é considerado uma das mais surpreendentes descobertas do homem.

Contam historiadores que foi descoberto por acaso, por volta do ano 5.000 AC, quando navegadores fenícios fizeram fogueiras na praia junto a blocos de salitre que carregavam. A combinação entre areia, calcáreo (conchas), nitrato e a alta temperatura, deu origem a um líquido transparente: o vidro. As matérias-primas do vidro sempre foram as mesmas, desde tempos remotos.

Somente a tecnologia mudou, acelerando o processo e possibilitando maior diversidade para seu uso. Portanto, para fabricar o vidro, é preciso fundir juntos quatro elementos básicos: areia, calcário, barrilha e feldspato. No Brasil, o vidro chegou junto com Cabral no descobrimento, visto que, alguns dos presentes dados aos índios eram feitos de vidro. A primeira fábrica brasileira foi montada em Salvador no ano de 1810, por Francisco Ignácio de Siqueira Nobre, com o nome de Real Fábrica de Vidros da Bahia. Para constatar a importância do vidro nos tempos atuais, basta olhar ao redor e verificar as mais diversas aplicações, que garantem segurança, beleza e praticidade em quase tudo com o que temos contato. Além de ser um produto 100% e infinitamente reciclável.

O Vidro Curvo

Em busca de estilo e em nome da modernidade, a aplicação do vidro ganha espaço cada vez mais nobre e até inusitado. Graças aos modernos processos de transformação, o vidro pode ganhar formas diversas e é opção inteligente nas mãos de arquitetos, designers, decoradores e muitos outros profissionais.

Na arquitetura, na linha mobiliária, em eletrodomésticos e iluminação, as linhas retilíneas e estáticas cedem lugar a materiais que imprimem a idéia de movimento. Quando este material é o vidro, a ordem é a utilização do VIDRO CURVO. A transformação de vidros planos em curvos é conseguida por meio de modernos processos tecnológicos, que submetem o vidro plano a altas temperaturas moldando-o de acordo com o projeto pretendido, resfriando-o em seguida para dar-lhe forma definitiva.

A UNIVIDROS conta com fornos e moldes capazes de “curvar” vidros de diversas espessuras, tamanhos e raios. Hoje, contamos com diversas matrizes com ângulos variados com as quais produzimos vidros curvos para diversos setores do mercado. Para projetos novos que não se encaixam nos moldes já existentes, estamos aptos a criar novas matrizes, atendendo as necessidades do cliente.

-28.623507 -49.080156

Desenvolvimento: Tecmedia Internet Design